Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os autores estão convidados a fazer uma submissão a esta revista. Todas as submissões serão inicialmente avaliadas por um editor, a fim de verificar sua adequação aos objetivos e ao escopo da revista. As submissões consideradas pertinentes serão encaminhadas ao processo de avaliação por pares, que determinará sua aceitação, necessidade de revisão ou rejeição.

Antes de realizar a submissão, é responsabilidade dos autores obter as permissões necessárias para publicar qualquer material incluído no manuscrito, como imagens, fotografias, documentos, tabelas, gráficos ou conjuntos de dados. Todos os autores listados devem consentir explicitamente em sua participação e identificação como autores do trabalho. Quando aplicável, a pesquisa deve possuir aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), conforme as exigências legais do país no qual o estudo foi realizado.

A equipe editorial poderá rejeitar submissões que não atendam aos padrões mínimos de qualidade editorial, metodológica ou ética. Recomenda-se que, antes da submissão, os autores assegurem que o desenho do estudo esteja bem delineado, que o argumento científico esteja claro e adequadamente estruturado, que o título seja objetivo e representativo, e que o resumo seja completo e autossuficiente. Esses cuidados aumentam a probabilidade de que avaliadores aceitem analisar o manuscrito. Após verificar que o trabalho cumpre tais critérios, siga rigorosamente a lista de verificação indicada abaixo para preparar a submissão.


Documentos obrigatórios para submissão

O autor deve submeter obrigatoriamente os seguintes arquivos, em envios separados no sistema:

  1. Artigo original em formato Word (.doc ou .docx), sem identificação dos autores no arquivo.

  2. Folha de rosto contendo nome completo dos autores, afiliações institucionais, e-mail, ORCID, contribuições individuais e informações de responsabilidade ética. MODELO FOLHA DE ROSTO

  3. Relatório do CopySpider (ou ferramenta equivalente), demonstrando o índice de similaridade.

  4. Aprovação do CEP ou CEUA, quando houver, conforme as normas éticas aplicáveis ao tipo de pesquisa.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Os manuscritos devem ser enviados em formato DOC (Microsoft Word), espaçamento 1,5 entrelinhas e fonte “Arial” ou "Times New Roman" com tamanho 12. Não utilizar quebras de linha. Não utilizar hifenizações manuais forçadas. As abreviaturas citadas pela primeira vez no texto devem ser acompanhadas pelo termo por extenso. Título e resumo não deverão conter abreviações.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos  na página Sobre a Revista.
  • Trabalhos envolvendo seres humanos, deve-se incluir o Parecer Consubstanciado de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa separadamente, como arquivo suplementar, durante a submissão.
  • É obrigatória a submissão, juntamente com o manuscrito, de um relatório de verificação de similaridade textual, gerado pelo software antiplágio copyspider, sendo o limite máximo de similaridade aceitável igual ou inferior a 10%. Manuscritos que ultrapassarem esse limite poderão ser recusados previamente à etapa de avaliação por pares.
  • O autor responsável pela submissão deverá preencher nos metadados, sem abreviações e siglas, de cada autor, nome completo, e-mail, ORCID, entidades institucionais de vínculo profissional com cidades, estados e países (titulação e cargo não devem ser descritos).
  • O autor responsável pela submissão deverá apresentar um arquivo de Folha de Rosto separadamente, como arquivo suplementar, com as informações requeridas nas Diretirzes para Autores (Título do manuscrito em português e inglês, Informação dos autores, Indicação do autor para correspondência, Conflito de interesses, Fonte de financiamento, Número do parecer de aprovação do CEP, e Colaboração individual de cada autor na elaboração do manuscrito segundo a taxonomia Credit, disponível em: https://credit.niso.org/).
  • As condições para submissão devem ser rigorasamente seguidas durante a submissão dos trabalhos.
  • O autor correspondente deverá incluir as informações de todos os autores do trabalho no ato da submissão.

Artigos Originais

Os artigos originais devem apresentar investigações clínicas ou experimentais inéditas. A extensão máxima é de doze páginas, com até sete autores e limite de trinta referências.

Artigos de Revisão

As revisões integrativas, sistemáticas ou metanálises são voltadas a temas de relevância, não sendo aceitas revisões narrativas. A introdução deve justificar a elaboração do texto e os resumos (em português e inglês) devem estar no formato narrativo, com até 250 palavras. O limite é de doze páginas, com sete autores e até quarenta e cinco referências.

Dossiê temático

O dossiê constitui um conjunto de artigos articulados em torno de uma temática definida pelo Conselho Editorial. Cada texto integrante deve seguir os mesmos parâmetros de sua categoria (original, revisão, relato ou ensaio), respeitando o máximo de doze páginas, até sete autores e as referências previstas para cada modalidade.

Relato de caso

Os relatos de caso descrevem situações clínicas singulares, de interesse pela raridade, pela forma de apresentação ou pelas alternativas de diagnóstico e tratamento. Estruturam-se em Introdução, Relato de Caso e Discussão, com resumos narrativos. O texto pode ter até sete páginas, com no máximo duas tabelas ou figuras (três páginas somadas) e quinze referências, além de até sete autores.

Relatos de Experiência

Os relatos de experiência registram vivências profissionais relevantes, exitosas ou não, mas que tragam contribuições para a prática e para a reflexão. Devem conter introdução com marco teórico, objetivos, relato do caso (incluindo descrição do contexto e dos procedimentos), resultados observados e considerações finais. O texto pode chegar a sete páginas, conter até duas figuras ou tabelas, quinze referências e sete autores. O resumo deve ter até 120 palavras, em formato narrativo.

Resenha crítica

As resenhas críticas se restringem a livros ou filmes da área médica e afins. Devem ser apresentadas em forma de texto argumentativo, contendo apresentação (com informações técnicas e resumo da obra), análise (com interpretação crítica dos principais pontos positivos e negativos) e conclusão (com parecer final). O limite é de quatro páginas, com até dois autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.