Análise dos Aspectos Jurídicos da Desapropriação de Imóveis Para a Ampliação do Parque do Povo em Campina Grande - Pb

Autores

  • Clara Rafaela Quintans Campos Universidade Estadual da Paraíba image/svg+xml Autor
    • Yasmim Iris Lopes Avelino Universidade Estadual da Paraíba image/svg+xml Autor
      • Bruna Motta da Matta Universidade Estadual da Paraíba image/svg+xml Autor
        • Glauber Salomão Leite Universidade Estadual da Paraíba image/svg+xml Autor

          Palavras-chave:

          Desapropiação de imóveis, Parque do Povo, Campina Grandre, Desenvolvimento urbano

          Resumo

          Introdução: A presente pesquisa tem por objetivo analisar os impactos decorrentes da desapropriação de imóveis em virtude da ampliação do Parque do Povo, no município de Campina Grande – PB, a partir de uma abordagem jurídico-socioeconômica. Objetivo: O estudo investiga a observância dos requisitos legais previstos na legislação vigente e os princípios constitucionais que regem a atuação do Poder Público, buscando evidenciar tanto os aspectos positivos quanto os desafios resultantes do processo expropriatório. Metodologia: Para tanto, adota-se uma metodologia de natureza qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e documental, orientada pelo método dedutivo. Resultados: No campo jurídico, analisa-se a conformidade dos procedimentos adotados com os preceitos legais constitucionais e infraconstitucionais; na dimensão socioeconômica, avaliam-se os reflexos sobre a estrutura urbana e o equilíbrio entre crescimento e adequação legal. O estudo propõe, assim, uma reflexão crítica sobre a legitimidade, os limites e os efeitos da política de desapropriação em contextos de expansão urbana, com vistas à formulação de políticas públicas mais eficazes e transparentes. Conclusão: Como resultado da pesquisa, conclui-se que o ente público atuou em conformidade prática e legal no processo expropriatório em questão, tanto na fase declaratória, quanto executória. Em suma, o presente estudo fortalece a transparência e acessibilidade à população em geral.

           

          Biografia do Autor

          • Clara Rafaela Quintans Campos, Universidade Estadual da Paraíba

            Graduando em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – Paraíba, Brasil

             

          • Yasmim Iris Lopes Avelino, Universidade Estadual da Paraíba

            Graduando em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – Paraíba, Brasil

             

          • Bruna Motta da Matta, Universidade Estadual da Paraíba

            Graduando em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – Paraíba, Brasil

             

          • Glauber Salomão Leite, Universidade Estadual da Paraíba

            Prof. Dr. da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – Paraíba, Brasil. CCJ/UEPB

             

          Referências

          ARAÚJO, Adriano; SOUZA, Emanuel. Retalhos históricos de Campina Grande. Blog CGRetalhos, 12 mar. 2012. Disponível em: http://cgretalhos.blogspot.com/2012/03/campina-grande-antiga.html

          BRASIL. Dispõe sobre desapropriações por utilidade pública. Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941. Brasília, DF: Senado Federal, 2025.

          BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial nº 468.150. Relatora: Ministra Denise Arruda. Primeira Turma. Julgado em: 6 dez. 2005. Diário de Justiça Eletrônico, Brasília, 2006. Disponível em: https://scon.stj.jus.br/SCON/GetInteiroTeorDoAcordao?num_registro=200201067941&dt_publicacao=06/02/2006

          CAMPINA GRANDE. Prefeitura Municipal. Plano de Desenvolvimento Local Integrado – PDLI. Campina Grande: COMDECA, 1973.

          CAMPINA GRANDE. Decreto n.º 4.799, de 30 de novembro de 2023. Dispõe sobre a declaração de interesse social e utilidade pública para efeito de desapropriação dos imóveis que menciona. Semanário Oficial do Município de Campina Grande: Separata, ed. esp., 5 dez. 2023.

          CARVALHO, Maria Jackeline Feitosa. Discursos e imagens da cidade: o processo de requalificação urbana de Campina Grande-PB (1970-2000). 2011. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

          CASTRO, Janio R. B. de. Da casa à praça pública: a espetacularização das festas juninas no espaço urbano. Salvador: EDUFBA, 2012.

          DINIZ, Kaio Santos. Revitalização urbana: uma análise sobre mudanças realizadas nos espaços públicos da área central de Campina Grande-PB (2000–2016). 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

          G1 PARAÍBA. São João 2023 de Campina Grande recebeu 2,5 milhões de pessoas; veja números do Parque do Povo. Disponível em: https://g1.globo.com/pb/paraiba/sao-joao/2023/noticia/2023/07/05/sao-joao-2023-de-campina-grande-recebeu-25-milhoes-de-pessoas-veja-numeros-do-parque-do-povo.ghtml

          GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil esquematizado. v. 2. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

          LENZA, Pedro. Direito constitucional. 26. ed. São Paulo: SaraivaJur, 2022.

          LIMA, Bruna Almeida de. Parque para que povo?: um estudo sobre o direito à cidade nos usos e apropriações do Parque do Povo em Campina Grande-PB. 2023. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2023.

          LÔBO, Paulo. Direito civil. 3. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

          OLIVEIRA, Thomas Bruno Pereira de. Imprensando o feio e dando passagem ao belo: a segunda grande transformação urbana de Campina Grande-PB (1970–1980). 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2014.

          PADILHA, Rodrigo. Direito constitucional. 4. ed. São Paulo: Método, 2014.

          PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE. Público vai viver O Maior São João do Mundo 2024, em novo Parque do Povo. Campina Grande, 2024. Disponível em: https://campinagrande.pb.gov.br/publico-vai-viver-o-maior-sao-joao-do-mundo-2024-em-novo-parque-do-povo/

          Downloads

          Publicado

          2025-12-02

          Como Citar

          Análise dos Aspectos Jurídicos da Desapropriação de Imóveis Para a Ampliação do Parque do Povo em Campina Grande - Pb. TEMA - Revista Eletrônica de Ciências, [S. l.], v. 26, n. 38, 2025. Disponível em: https://revistatema.unifacisa.edu.br/home/article/view/10. Acesso em: 7 dez. 2025.