Inteligência Emocional e Adaptação ao Ensino Superior em Estudantes de Medicina

Autores

  • RAIMUNDO RAFAEL DE ARAÚJO E LUCENA UFPE Autor
    • EMILY SOUZA GAIÃO E ALBUQUERQUE Unifacisa , Universidade Estadual da Paraíba image/svg+xml Autor

      Palavras-chave:

      Inteligência Emocional, Adaptação ao ensino superior, Competências emocionais, Estudantes de medicina

      Resumo

      Introdução: Diversas pesquisas têm demonstrado correlações de fracas  a moderadas entre a Inteligência Emocional (IE) e o desempenho ou a  realização acadêmica. Entretanto, ainda são escassos os estudos brasileiros  que investigam essa relação. Uma forma de compreender as complexidades psicológicas presentes no contexto universitário é por meio da análise da adaptação ao ensino superior. Objetivo: Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar os escores de IE e de adaptação ao ensino superior em estudantes de Medicina, bem como examinar as relações entre esses construtos, utilizando instrumentos com evidências de validade no contexto brasileiro.  Metodologia: Participaram 215 estudantes de Medicina de uma instituição de ensino superior privada, com idade média de 23,58 anos, que responderam ao Inventário de Competências Emocionais – Versão Revisada Breve (ICE-R) e ao Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES). Os instrumentos apresentaram consistência interna adequada para aplicação da amostra. Resultados: Observou-se tendência de escores elevados nos fatores projeto de carreira e adaptação social do QAES, e valores ligeiramente acima do ponto médio nos demais fatores. Foram encontradas correlações de magnitude fraca a moderada entre os fatores dos instrumentos, destacandose o fator regulação de emoções de baixa potência e o fator geral de competências emocionais,  que se correlacionaram com todos os fatores do QAES. Conclusão: Conclui-se que níveis mais elevados de Inteligência Emocional favorecem uma melhor adaptação ao ensino superior, destacando a necessidade de programas que promovam o desenvolvimento de competências socioemocionais entre estudantes de Medicina.

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      Publicado

      2025-12-02

      Como Citar

      Inteligência Emocional e Adaptação ao Ensino Superior em Estudantes de Medicina. TEMA - Revista Eletrônica de Ciências, [S. l.], v. 26, n. 38, 2025. Disponível em: https://revistatema.unifacisa.edu.br/home/article/view/72. Acesso em: 7 dez. 2025.