Acessibilidade em jogos digitais: Avaliação heurística fundamentada em diretrizes e nos principais desafios da indústria de jogos digitais
Palavras-chave:
Acessibilidade, Usabilidade, Jogos DigitaisResumo
Objetivo: Este artigo analisa a acessibilidade em jogos digitais por meio da lista de heurísticas do Game Accessibility Guidelines (GAG), utilizada para avaliar dez títulos comerciais recentes desenvolvidos para consoles. O objetivo é identificar o nível de atendimento às diretrizes de acessibilidade, mapear lacunas e discutir os desafios relacionados à sua implementação na indústria. Metodologia: Aplicou-se uma avaliação heurística por inspeção, considerando heurísticas divididas em categorias conforme os tipos de deficiência e os níveis de complexidade. Resultados: Os resultados indicam uma adesão média de 20% às heurísticas, com maior ênfase em aspectos básicos e reduzida adoção de recursos avançados, o que evidencia um baixo índice geral de acessibilidade. Destaca-se a ausência de suporte a tecnologias assistivas, como leitores de tela e audiodescrição, além da carência de controles simplificados e de recursos voltados à comunidade surda. Jogos independentes, como Celeste, apresentaram desempenho superior em acessibilidade em comparação a alguns títulos de grande orçamento, sugerindo potencial para práticas inclusivas mesmo diante de restrições de investimento. Conclusão: Conclui-se que, apesar dos avanços pontuais e das iniciativas exemplares, a acessibilidade em jogos digitais ainda é incipiente na indústria, demandando esforços coletivos para garantir uma experiência inclusiva e universal, refletindo o potencial dos jogos enquanto artefatos culturais e sociais transformadores.
Palavras-chave: Acessibilidade; Jogos Digitais; Usabilidade.
Referências
AGUADO-DELGADO, J. et al. Accessibility in Digital Games: A Systematic Review. Applied Sciences, v. 10, n. 20, p. 1-20, 2020. https://doi.org/10.1007/s10209-018-0628-2
ABLEGAMERS. Accessible Player Experiences (APX) Design Patterns. AbleGamers Foundation, 2025.
ARCHAMBAULT, D.; DUPIRE, J. Accessible Gaming and Mainstreaming Accessibility Research. In: ICCHP 2018: Computers Helping People with Special Needs. Cham: Springer, 2018. p. 15–22. https://doi.org/10.1007/978-3-319-94277-3
BEESTON, R. et al. Understanding the Motivations of Disabled Players. In: CHI PLAY ’21: Proceedings of the Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play, 2021. p. 1–12. https://doi.org/10.1145/3450337
BIERRE, K. et al. Game Not Over: Accessibility Issues in Video Games. In: Proceedings of the 3rd International Conference on Universal Access in Human-Computer Interaction, 2005. p. 22–27.
CAIRNS, P. et al. Towards a Vocabulary for Accessibility in Games. In: CHI PLAY ’19: Proceedings of the Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play, 2019a. p. 61–73. https://doi.org/10.1145/3311350
CAIRNS, P. et al. The Value of Accessible Digital Games. In: CHI PLAY ’19: Proceedings of the Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play, 2019b. p. 1–12. https://doi.org/10.1145/3311350
COSTA, D. L. User Experience and Interface Design for Games // UXIG : metodologia para o design de interface de jogos digitais com requisitos de acessibilidade baseada na Design Thinking Canvas. 2023. 322 f. Tese (Doutorado em Design) - Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, 2023.
GLINERT, E. Games for All: Designing Accessible User Interfaces. In: Proceedings of the 2008 Conference on Future Play, 2008. p. 251–252. https://doi.org/10.1145/1496984
GRAMMENOS, D. Universal Access in Digital Games: Evaluating and Designing for Accessibility. In: Proceedings of the International Conference on Universal Access in Human-Computer Interaction. Berlin, Heidelberg: Springer, 2014. p. 25–34. https://doi.org/10.1007/978-3-319-07437-5
HASSAN, S.; BALTZAR, S. Accessibility in Games: A Systematic Literature Review. Entertainment Computing, v. 42, p. 100–110, 2022. https://doi.org/10.1016/j.entcom.2022.100910
HOLLOWAY, L. et al. Game Accessibility: A Survey on Representation and Participation. In: Proceedings of the 2019 Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play, 2019. p. 337–350. https://doi.org/10.1145/3311350
LEITE, D.; RETORE, A.; ALMEIDA, J. Accessibility and Game Design: Applying Schell’s Tetrad. In: Proceedings of the SBGames, 2019. p. 213–222.
LEVY, E.; GANDY, M. Teaching Accessibility in Game Design Education. In: CHI PLAY ’19 Extended Abstracts, 2019. p. 865–872. https://doi.org/10.1145/3311350
LÓPEZ, M.; CORNO, F.; DE RUSSIS, L. Video Game Accessibility: A Survey. Universal Access in the Information Society, v. 16, n. 4, p. 921–939, 2017.
MANGIRON, C. Game Accessibility: Current Trends and Future Perspectives. Translation Spaces, v. 10, n. 1, p. 45–67, 2021. https://doi.org/10.1007/978-3-030-78092-0_17
SAUNDERS, B.; NOVAK, J. Game Accessibility: Expanding the Audience. In: Game Developers Conference Proceedings, 2013. p. 1–8.


